(81)99610-7516

NO AR

Naza FM

nazafm.com.br

Violência

Mesmo com quatro meses em queda, Pernambuco segue em 3º entre estados com mais mortes no País

Publicada em 23/09/24 às 07:16h - 12 visualizações

por Diario de Pernambuco


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução internet )

chacina ocorrida no município de Bezerros, no Agreste, - inclusive com a morte de uma criança de apenas 6 anos - expôs mais uma vez o alto índice de violência em Pernambuco. Apesar de registrar quatro meses consecutivos de queda, o Estado segue entre os líderes com maior número de mortes violentas intencionais.

Na lista atualizada mensalmente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, Pernambuco aparece em 3º lugar, perdendo apenas para a Bahia e o Rio de Janeiro, respectivamente. 

Entre janeiro e agosto deste ano, Pernambuco somou 2.375 mortes violentas intencionais - que englobam os homicídios, feminicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e os óbitos decorrentes de intervenções das forças de segurança. 

Nesse mesmo período, a Bahia contabilizou 3.876 mortes. Mas há um fator peculiar para esse resultado tão elevado: 1.061 vidas foram perdidas durante ocorrências policiais. O número representa 27,37% do total. Em termos comparativos, Pernambuco somou 35 óbitos em ações das polícias. 


O Rio de Janeiro figura na vice-liderança entre os estados brasileiros com maior número de mortes violentas intencionais. Foram 2.437 registros entre janeiro e agosto deste ano. Desse total, 437 óbitos (17,9%) ocorreram durante intervenções policiais. 

Isso significa que se esse indicador fosse retirado do rol das mortes violentas intencionais, Pernambuco estaria em 2º lugar com maior número de assassinatos no País. 


Com 2.375 mortes somadas entre janeiro e agosto, Pernambuco conseguiu atingir uma redução de 2,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 2.404 vidas foram perdidas por causa da violência. 

Essa queda foi possível graças aos números registrados entre maio e agosto, que foram inferiores aos acumulados em 2023. O governo estadual atribui o resultado às estratégias adotadas no programa Juntos pela Segurança, a exemplo do isolamento de lideranças de facções e das operações de repressão qualificada.

Em agosto, por exemplo, 271 mortes foram contabilizadas pela polícia. No mesmo período do ano passado, foram 302. O percentual de queda foi de 10,3%. Em maio, o índice de redução chegou a 11,6%.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

(81) 9 9610-7516

Visitas: 2676745
Usuários Online: 281
Copyright (c) 2024 - Naza FM