Os corpos de Robervânio Manoel dos Santos, de 49 anos, e de Lazaro Caique Alves da Silva, de 6 anos, vítimas de afogamento, foram sepultados nesta quarta-feira (17) no cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As vítimas eram da mesma família e morreram afogadas em um açude no Sítio Posse, na Zona Rural, no último sábado (13).
Os corpos das vítimas sepultadas estavam no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife e foram liberados na tarde desta quarta-feira. Os familiares ainda lidam com a dor do desaparecimento de uma outra vítima, identificada como Amanda Alves Silva, de 37 anos.
Segundo informações repassadas por familiares, as vítimas de um afogamento seriam a mãe, padrasto e filho dela. O Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar as buscas dos corpos das vítimas e enviou duas equipes, mas ainda não localizou o corpo de Amanda Alves.
Cuidado deve ser redobrado ao tomar banho em açudes
Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) mostram que os afogamentos são a causa de 5,7 mil mortes por ano no país.
Antes de tomar banho em açudes e rios, é importante seguir algumas orientações e ficar atento aos riscos destes locais.
- Não ingerir bebidas alcoólicas e nem comer em excesso antes de entrar em rios e açudes;
- Saber a profundidade do local;
- Ter atenção redobrada com crianças e idosos;
- Evitar tomar banho em rios com correnteza;
- Não saltar de locais altos;
- Evitar prestar socorro a uma pessoa que esteja se afogando. O melhor a se fazer é acionar o Corpo de Bombeiros.