O que era um simples ponto de encontro digital entre jovens entrava em cena há 20 anos e acabaria tornando-se, desde então, um gigante das redes sociais, com um apetite insaciável pela sua atenção. Lançado como thefacebook.com por Mark Zuckerberg e três amigos em 4 de fevereiro de 2004, o Facebook foi originalmente restrito a estudantes da Harvard College, tornando-se disponível para estudantes de outras universidades dos EUA antes de ser aberto ao público em 2006.
“Nunca esquecerei o dia em que corri até o laboratório Mac da minha escola e me inscrevi no Facebook”, disse Jasmine Enberg, analista da Insider Intelligence, à AFP. “Você simultaneamente sentiu que fazia parte desta comunidade pequena e exclusiva onde seus pais, avós e professores não faziam – mas também fazia parte de algo muito maior.”
O Facebook tornou-se um local para se conectar com praticamente qualquer pessoa, em qualquer lugar e, em 2023, é usado por mais de 3 bilhões de pessoas mensalmente.
“O Facebook, quando foi lançado, era revolucionário”, disse Enberg. “É difícil exagerar o impacto que o Facebook teve na formação de tudo, desde a cultura pop à política e à forma como nos comportamos online.”
Ela observou o famoso “feed” do Facebook que exibia fotos, comentários ou outras “postagens” que seu algoritmo imaginou que chamariam a atenção dos usuários. Quanto mais os usuários se envolvessem com a rede social, mais ela poderia veicular anúncios lucrativos direcionados à grande quantidade de informações que as pessoas compartilhavam no Facebook.
É creditado, também, por ter ajudado a abrir a porta para que o conteúdo "se tornasse viral" e alimentado a tendência de meios de comunicação apenas online.
Gigante publicitário
O Facebook ganhou má reputação por comprar ou copiar rivais em potencial, agora ostentando uma “família” de aplicativos que inclui Instagram e WhatsApp. Zuckerberg, que ainda dirige a empresa, manteve a estratégia de investir pesadamente para conquistar usuários antes de integrar métodos de ganhar dinheiro que geralmente envolviam anúncios direcionados. Junto com o Google, o Facebook se tornou um gigante da publicidade online.
Em 2022 – um ano mau para a empresa sediada em Silicon Valley – os seus lucros atingiram 23 bilhões de dólares. A plataforma “faz parte do cenário digital”, principalmente para os “millennials” nascidos nas décadas de 1980 ou 1990, segundo Enberg.