Policiais militares do 17º Batalhão, que é responsável por garantir a segurança das cidades de Abreu e Lima e Paulista, ambas na Região Metropolitana do Recife (RMR), estão usando câmeras de segurança (bodycams) em seus fardamentos, mas ainda em fase de testes e capacitação, segundo a corporação.
A expansão do aparelho para policiais de outras cidades de Pernambuco ainda é incerta e "dependerá da avaliação dos resultados".
No início deste ano, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE) disse ter fechado contrato com validade de um ano com a CHT Comunicações LTDA Eirelli, empresa que forneceu 187 câmeras, 196 baterias extras e estações computadorizadas. O contrato foi firmado no valor de R$ 419,5 mil.
No mês de junho, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) disse que as câmeras haviam sido recebidas e agentes iniciaram capacitação e testes de funcionalidade ministradas por técnicos da fabricante.
As câmeras gravam todas as atividades policiais durante o serviço, a exemplo de abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público.
Os dados captados são transmitidos em tempo real e armazenados na nuvem para acesso remoto das autoridades de segurança e judiciais. O aparelho GPS da câmera também facilita a produção de provas e garante mais segurança aos policiais, já que o agente pode ter sua posição facilmente rastreada e informada com exatidão a outras equipes em casos de necessidade de reforço.
Abaixo, confira a nota da PMPE na íntegra
"O 17º BPM, responsável pelo policiamento nos municípios do Paulista e Abreu e Lima, foi a unidade da PMPE escolhida para testar esse novo equipamento. O projeto está em fase de testes, treinamento e capacitação dos policiais militares desta unidade, e a sua expansão para outras unidades da corporação dependerá da avaliação final dos resultados."