A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco (SES-PE) confirmou a morte de uma mulher de 26 anos, moradora do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, por complicações da dengue. O falecimento aconteceu no dia 29 de abril. Somente em 2023, este é o sexto óbito por dengue em Pernambuco.
A paciente apresentava também um quadro pregresso de comorbidades, como hipertensão, obesidade e asma.
De acordo com a SES-PE, a mulher deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Imbiribeira, também na Zona Sul, relatando febre, mialgia, dor articular, cefaleia, dor abdominal moderada, náusea, vômito e apresentando também manchas vermelhas pelo corpo. Esses sintomas haviam aparecido havia, pelo menos, quatro dias antes de ela procurar o atendimento médico.
Com o agravamento do quadro de saúde, a mulher foi transferida para o Hospital Getúlio Vargas, no Cordeiro, Zona Oeste da capital, onde morreu.
Como a causa da morte não foi possível de ser identificada pelo Serviço de Verificação de Óbito (SVO), após discussão do caso com equipe técnica da Vigilância Epidemiológica do Recife, o óbito foi confirmado para dengue pelo critério clínico epidemiológico.