A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (14/09), mostra que a avaliação negativa do governo Lula subiu: antes classificada como "ruim" ou "péssimo" por 27%, em junho, a gestão agora é vista assim por 31% do eleitorado entrevistado pelo levantamento.
A variação de quatro pontos percentuais na taxa de reprovação está no limite da margem de erro estimada para cada uma das pesquisas (de dois pontos para cima ou para baixo), configurando um improvável empate técnico entre os indicadores.
Já a aprovação do governo se manteve estável e cresceu um ponto percentual. A porcentagem do eleitorado entrevistado que considera a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como "boa" ou "ótima" subiu de 37% para 38%.
O grupo dos que avaliam o governo como regular oscilou de 33% para 30% dos eleitores desde junho. Os que não souberam ou não responderam somam 2% dos entrevistados.
Perfil das avaliações
Já a reprovação é maior na região Sul do país (39%), entre os mais escolarizados (39%), os que ganham de 5 a 10 salários mínimos (44%) e evangélicos (41%).
A aprovação do governo Lula é maior entre moradores do Nordeste (49%), pessoas com menos escolaridade (53%) e mais pobres (43%).