A Polícia Civil prendeu, na sexta-feira (17), o foragido Michael Douglas Tavares da Silva, o “Maicon”, de 31 anos, acusado de fazer parte de uma facção criminosa que disputa o tráfico de drogas no Alto José Bonifácio, na Zona Norte do Recife. Ele era procurado pelo homicídio de um rival.
Maicon foi detido na Travessa Joaquim Nabuco, em Abreu e Lima, no Grande Recife, por volta das 5h15, de acordo com o boletim de ocorrência. A ação foi realizada por agentes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
O Diario de Pernambuco também teve acesso, com exclusividade, à denúncia oferecida contra ele em outubro de 2024. Segundo o Ministério Público (MPPE), Maicon seria um dos líderes da “Tropa do Urso”, gangue que trava uma guerra com outro grupo, chamado de “Tropa do Coringa”.
A investigação aponta que ele fazia parte do grupo de criminosos responsável por abrir fogo contra diversas pessoas, no meio da rua, na noite de 30 de julho de 2023. Um homem, apontado como traficante da gangue rival, morreu. Outras três pessoas ficaram feridas.
Na ocasião, Maicon e outros três homens estariam em um Volkswagen Gol. O veículo parou na 1ª Travessa Alto José Bonifácio, onde acontecia uma festa, por volta das 21h. Usando balaclavas, os ocupantes desceram do veículo e gritaram: “É polícia!”. Em seguida, começaram a atirar.
Baleado na cabeça, Alexsandro Albuquerque de Carvalho da Silva, o “Tafarel”, morreu no local. De acordo com o MPPE, outro integrante da gangue também havia sido assassinado no dia anterior.
Na denúncia, a promotora Henriqueta de Belli Leite de Albuquerque, do MPPE, considerou que o crime foi cometido por motivo torpe e sem chance de defesa para a vítima. “Os autos indicam que a motivação do delito está na disputa por território do tráfico de drogas”, registrou.