Um homem morreu quando roubava fios de cobre no Grande Recife.
O caso foi registrado pela Polícia Civil na ilha de Itamaracá, perto do Iate Clube.
A corporação disse, por meio de nota divulgada nesta terça (23), que o óbito aconteceu na segunda (22).
A vítima tinha 44 anos e não teve o nome divulgado oficialmente. Segundo relatos feitos aos policiais por testemunhas, o homem estava tentando subtrair fio de cobre em uma rede elétrica na rua Umbuzeiro, quando sofreu uma descarga elétrica.
"A vítima faleceu no local. As investigações seguem até o esclarecimento total do fato", acrescentou a nota.
Perto do corpo, foi encontrado o alicate usado para roubar os fios.
Conforme informações extraoficiais, o homem não era conhecido na localidade e não seria morador da ilha.
O corpo foi levado para o Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.
Morte
Em janeiro de 2021, um homem de idade desconhecida morreu pendurado em um poste na Rua Antônio Rangel, no bairro da Encruzilhada, na Zona Norte do Recife.
Na época, a companhia energética disse que uma equipe constatou que a morte ocorreu após uma tentativa de furto de fiação.
Perto do corpo foi encontrada uma faca de serra com a qual o homem teria tentado serrar o ramal de ligação de uma residência próxima.
Crime
Este ano, os casos de furtos de cabos de energia atingiram a sede da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE).
Por isso, os serviços foram suspensos por conta da falta de energia, prejudicando o planejamento das ações do carnaval.
A sede da secretaria fica localizada na Rua José de Alencar, no bairro da Boa Vista, área central do Recife, e o furto dos fios também afetou outras residências.
Em outubro do ano passado, pelo menos 10 mil moradores do Recife ficaram sem água por conta de um roubo de cabos elétricos na Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).
A investida criminosa no Poço de Guabiraba foi a segunda ação de criminosos contra equipamentos da Compesa em uma semana.
Operação
No final e 2023, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou uma operação para fiscalizar ferros-velhos suspeitos de furto de energia no Recife e em outros municípios da Região Metropolitana.
Denominada Tentáculos, a operação resultou na prisão de quatro suspeitos, após a corporação fazer um “pente fino” em 23 estabelecimentos que foram alvo das investigações. Foram apreendidos materiais com indícios de irregularidades, como fios de cobre e cabos elétricos.