Suspeitos de integrar uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de peculato — praticado por servidor público contra a administração — e falsificação de documento público são alvos da Operação Offside (impedimento, na tradução livre do inglês), deflagrada nesta sexta-feira (19) pela Polícia Civil de Pernambuco.
Os mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da Vara dos Crimes contra a Administração Pública e a Ordem Tributária do Recife, são cumpridos na capital pernambucana e nas cidades de Camaragibe, na Região Metropolitana; e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado; e em João Pessoa, capital da Paraíba.
De acordo com a Polícia Civil de Pernambuco, as investigações sobre a atuação da quadrilha começaram em abril de 2022.
Todo o material apreendido nesta sexta-feira — o que inclui itens como celulares, cartões bancários, dinheiro em espécie, armas e munições — servirão de subsídio para a continuidade das investigações.
Os delegados Ivaldo Pereira, Jorge Pinto e José Tenório, respectivamente titular e adjuntos do Grupo de Operações Especiais (GOE), presidiram a operação.
A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco e a Polícia Civil da Paraíba auxiliaram na operação. Outros detalhes da operação ainda serão repassados pela polícia.