A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia nesta sexta-feira (22), a Operação Natal 2023. A ação segue até segunda-feira (25), visando reforçar a segurança viária nas rodovias federais que cortam Pernambuco.
A expectativa é que haja um aumento na movimentação de veículos e passageiros em direção ao interior e litoral do estado.
As BRs 101, 232, 423 e 428 devem apresentar um trânsito mais intenso durante o feriado.
As infrações mais observadas durante as abordagens são a falta de cinto de segurança, do capacete e de dispositivos para o transporte de crianças.
Por isso, os policiais além de fiscalizar, orientam os motoristas e passageiros sobre a importância do respeito às normas de trânsito, para reduzir a gravidade de ferimentos em caso de colisões no trânsito.
Uma das principais infrações verificadas nesse período é a embriaguez ao volante, que prevê multa de R$ 2.934,70 e sete pontos na carteira de habilitação.
A PRF reforçará a fiscalização dessa prática com o uso de bafômetros.
Balanço
Entre janeiro a novembro deste ano, foram emitidas 1.854 autuações por alcoolemia, sendo 1.578 por recusa e 276 por constatação, com 124 motoristas detidos.
Na Operação Natal do ano passado, foram emitidas 44 multas e um condutor foi detido.
O transporte de crianças deve ser realizado em dispositivos adequados e deve respeitar a idade e o peso de cada uma. Até 1 ano ou até 13 kg, deve ser utilizado o bebê-conforto, posicionado de costas para o motorista; de 1 a 4 anos ou peso entre 9 kg e 18 kg, deve-se utilizar a cadeirinha; de 4 a sete anos e meio, e peso entre 15 kg e 36 kg, o assento de elevação.
Crianças com menos de 10 anos de idade ou que tenham menos de 1,45m, devem ser transportadas no banco traseiro com o cinto de segurança.
Segurança viária