(81)99610-7516

NO AR

Naza FM

nazafm.com.br

Polícia

Em três anos, 68 PMs foram presos por envolvimento em crimes ou atos delituosos, diz corregedoria da SDS

Publicada em 23/11/23 às 15:12h - 9 visualizações

por Diario de Pernambuco


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Diario de Pernambuco)
Nos últimos três anos, 68 policiais militares foram detidos por cometer algum crime militar ou ato delituoso em Pernambuco. Somente nos dez primeiros meses de 2023, foram 25 detenções de PMs registradas pela Secretaria de Defesa Social (SDS).

Esses dados são da Corregedoria-Geral da pasta, que informou que todos eles foram presos por terem cometido atos infracionais, como roubos, envolvimentos com homicídios e desvios de conduta. 

Antes de serem expulsos, eles foram alvo de sindicâncias investigativas da Corregedoria-Geral. Nesses procedimentos,  foram constatados crimes militares,  que provocaram as detenções. 

Além das prisões, de janeiro a outubro deste ano, foram contabilizadas 51 exclusões do quadro da PM. 
Esse número equivale a um aumento de 27,5% de expulsões em comparação com os 12 meses de 2022, quando foram contabilizadas 40 exclusões. 

Além disso, a Corregedoria-Geral analisou mais de 2,5 mil casos de denúncias de violência policial ou atos infracionais e crimes cometidos por PMs. 

Segundo o órgão, nos dez primeiros meses 373 processos administrativos disciplinares foram julgados, incluindo acusações contra policiais civis, militares, penais e bombeiros. 

Desse total de denúncias registradas pela corregedoria, 19% foram de casos de lesão corporal, 7% de abuso de autoridade, 5% de mortes em decorrência de intervenção policial e 69% de outros tipos de atos delituosos. 

Os dados vieram à tona após as prisões preventivas de seis dos noves PMs do Batalhão de Operações Especiais (Bope) envolvidos na operação que resultou na morte de dois homens, na Comunidade do Detran, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife. 

Na segunda (20), equipes do Bope entraram em uma casa na comunidade e dois homens foram mortos a tiros. 
 
As vítimas foram identificadas como Rhaldney Fernandes da Silva Caluete, de 31 anos e Bruno Henrique Vicente da Silva, de 28 anos.

De acordo com o judiciário, Carlos Alberto de Amorim Júnior, Ítalo José de Lucena Souza, Josias Andrade Silva Júnior, Brunno Matteus Berto Lacerda, Rafael de Alencar Sampaio e Lucas de Almeida Freire Albuquerque Oliveira tiveram as prisões em flagrante convertidas em prisões preventivas   

Os seis PMs presos preventivamente encontram-se recolhidos no Centro de Reeducação da Polícia Militar (Creed), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife (RMR). 

As prisões foram decretadas por um juiz plantonista na quarta (22),  após audiência de custódia realizada no Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, na Joana Bezerra, na área Central do Recife. 

Ainda na quarta, o alto comando da PM anunciou a saída do comandante da unidade. Wambergson Correia Melo será substituído interinamente por José Rogério Diniz Tomaz a partir desta quinta-feira (23). 

Cronologia das prisões de PMs 

Segundo relatório da Corregedoria-Geral da SDS, em 2022 foram registradas 32 detenções de PMs no estado. Se comparado com o ano anterior, o aumento foi de 190%, no qual 2021 contabilizou 11 prisões de policiais. 

Já as exclusões, foram registradas 40 casos em 2022, o que equivale a uma redução de 29%, já que em 2021 foram contabilizadas 57 expulsões do quadro da PM. 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

(81) 9 9610-7516

Visitas: 2677241
Usuários Online: 773
Copyright (c) 2024 - Naza FM