O Programa Mães de Pernambuco atingiu, este mês e pela primeira vez desde seu lançamento, em 2024, a marca de 100 mil mulheres em um único ciclo.
O programa é um dos módulos do Pernambuco Sem Fome, coordenado pela Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS).
O Governo do Estado já investiu mais de R$ 297 milhões para garantir suporte financeiro a mulheres em situação de vulnerabilidade por meio do programa.
“Desde o início do programa, mais de 115 mil mulheres foram contempladas, mas nunca havíamos atingido, em um único mês, o limite máximo de 100 mil participantes. É um momento histórico e o Governo de Pernambuco segue comprometido em garantir esse direito a quem mais precisa”, celebrou o secretário da SAS, Carlos Braga.
Com o Mães de Pernambuco, o Estado realiza uma transferência de renda mensal para mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos sem renda.
O valor do benefício é de R$ 300 por família, independentemente do número de crianças.
“Esse resultado reflete o trabalho intenso das nossas equipes e a parceria com os municípios, assegurando que a informação chegue às mulheres e suas crianças na primeira infância”, destacou a secretária exe-cutiva de Assistência Social da SAS, Andreza Pacheco.
Os pagamentos do Mães de Pernambuco são operacionalizados pela Caixa Econômica Federal, que envia os cartões do programa diretamente para as benefiáciárias. Quem ainda não recebeu o cartão pode sacar o valor em qualquer agência da Caixa, apresentando um documento oficial com foto, ou movimentar o recurso pelo aplicativo Caixa Tem.
Com o limite mensal de 100 mil beneficiárias atingido, o ciclo de fevereiro foi encerrado no último dia 19. A nova fase de confirmações, referente ao mês de março, começou ontem e seguirá até 24 de março, com previsão de pagamento para o quinto dia útil de abril.