Em Caruaru, Agreste do Estado, um candidato a vereador foi detido em flagrante pela Guarda Municipal enquanto distribuía santinhos, ato que configura boca de urna. A guarda conduziu o suspeito à Polícia Federal. O autuado foi liberado e deve responder ao processo em liberdade.
Já no município de Surubim, um parente de um candidato a vereador foi flagrado entregando santinho para uma eleitora na frente de um dos colégios eleitorais. O autuado foi liberado e deve responder ao processo em liberdade.
Na cidade de Serrambi, a PF efetuou a prisão do filho de um candidato a vereador flagrado entregando santinhos e adesivos a eleitores próximo a um colégio eleitoral. O autuado foi liberado devendo responder ao processo em liberdade.
A pena para o crime de boca de urna é de detenção, de 6 meses a 1 ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa.
Crime eleitoral e arma de fogo
No município de Tabira, a PF realizou a autuação em flagrante de três pessoas, incluindo um candidato a vereador, que lançavam diversos santinhos pela janela de um veículo Fiat Uno.
Ao abordar o veículo, se constatou a existência de aproximadamente 500 unidades do mesmo material de propaganda política espalhados no interior do veículo, além de um revólver calibre 38 com 35 munições, e R$ 1.370 em posse de dois ocupantes.
Os suspeitos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, cuja penas podem ultrapassar 8 anos de reclusão.
Dois autuados foram liberados, devendo responder ao processo em liberdade, e um terceiro permanece preso.