O aplicativo SOS Maria da Penha foi lançado em Pernambuco na manhã desta quinta-feira (18) para auxiliar mulheres vítimas de violência doméstica a denunciar os casos de agressão e pedir ajuda. O evento de lançamento foi realizado no RioMar e a plataforma é desenvolvida pela Rarotec, empresa de tecnologia e inovação com sede no Porto Digital.
No lançamento do aplicativo foi feita uma demonstração para autoridades e representantes da sociedade civil sobre o uso do SOS Maria da Penha e estratégias para utilização. O aplicativo oferece um canal direto e seguro para que mulheres em risco possam solicitar ajuda imediata com apenas alguns toques no celular.
De acordo com a Rarotec, o aplicativo pode ser encontrado nas plataformas iOS e Android e permite desde o acionamento de uma emergência por um mulher assistida ao atendimento da ocorrência via agente público de segurança. Primeiro, a vítima aciona a central através de um único botão e é levada para a central, que recepciona o chamado em tempo real e direciona a ocorrência para a viatura mais próxima disponível.
Com a geolocalização da ocorrência, o agente em um único clique confirma a disponibilidade e traça a rota para atender o chamado. In loco, o agente faz a mediação do conflito entre agressor e vítima com o objetivo central de neutralizar a ameaça e preservar a vida.
Pernambuco atingiu mais de 13 mil casos de violência doméstica contra a mulher em três meses
Dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) mostram que Pernambuco registrou uma média diária de 150 casos de violência doméstica contra mulheres no primeiro trimestre de 2024. Ao todo, foram notificadas pelo Governo do Estado mais de 13 mil ocorrências entre janeiro e março.
O Governo do Estado contabiliza como violência doméstica e familiar contra as mulheres casos de morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico, além de danos moral e patrimonial. Segundo a SDS, somente em março de 2024, o Estado contabilizou 4.869 ocorrências de violência doméstica e familiar contra mulheres.
O interior do Estado foi o líder no ranking de regiões com mais casos de violência contra a mulher no Estado, em março. A SDS contabilizou 2.424 casos fora da região Metropolitana do Recife, nos 31 dias do mês passado.