(81)99610-7516

NO AR

Naza FM

nazafm.com.br

Pernambuco

Lula entrega indenização a donos de apartamentos em prédios-caixão do Grande Recife

Publicada em 03/07/24 às 00:21h - 12 visualizações

por Diario de Pernambuco


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução internet )
Continuando a agenda em Pernambuco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na tarde desta segunda-feira (2), da cerimônia simbólica de assinatura do acordo de indenização para moradores de "edifícios-caixão" na Região Metropolitana do Recife. O evento foi realizado na Caixa Econômica Cultural, no Bairro do Recife.
 
“O cheque é uma demonstração simples de que quando o Estado está preocupado em ajudar a resolver os problemas das pessoas não existe nada que não possa ser resolvido. E aqui eu acho perfeita essa combinação entre a Advocacia-Geral da União, a Caixa Econômica Federal, a governadora do Estado e as empresas de seguro da própria Caixa, pois fica demonstrado que não precisava o povo ter esperado 30 anos para receber essa indenização”, ressaltou o presidente Lula.

O Governo Federal garantiu, através da Caixa Econômica Federal, um investimento de R$ 1,7 bilhão para indenizar as famílias afetadas pelos desabamentos e condenações dos prédios. Cada família vai receber um valor de R$ 120 mil para adquirir um novo imóvel. Na cerimônia, o presidente Lula entregou para algumas famílias o cartão, que recebeu o nome de "Cheque esperança".

O acordo envolve a Advocacia Geral da União, a Caixa e o Governo de Pernambuco para solucionar, de forma amigável, os processos de famílias que entraram na Justiça para pedir indenização. Os terrenos dos prédios que estão com risco de desabamento serão destinados para o Governo do Estado, que irá utilizá-los para a construção de creches e  moradias por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida.

“Há um mês nós nos comprometemos com o povo de Pernambuco que hoje iríamos aqui entregar as moradias para as famílias que, durante muitos anos, ficaram à mercê de recursos, contestações, embargos, prescrição e de termos jurídicos muito frios. Aqui, o presidente da Caixa falou que foram construídos, durante anos, prédios que não tinham a capacidade construtiva necessária para abrigar milhares de famílias. Infelizmente, muitas famílias perderam as suas vidas. A gente sabe que não tem dinheiro que apague a cicatriz das perdas de vidas, mas nós estamos aqui hoje honrando a vida das pessoas que se foram e as famílias que ficaram fazendo um acordo justo e oferecendo dignidade para as famílias”, afirmou o advogado-Geral da União, Jorge Messias.

A governadora Raquel Lyra também esteve presente na cerimônia de entrega dos créditos para os pernambucanos vítimas dos desabamentos dos prédios-caixão e destacou a importância da aliança com o Governo Federal para indenizar as famílias.

“E eu estou fazendo essa missão porque quando a gente chegou aqui ao Governo de Pernambuco, pertinho do carnaval, desabou o primeiro prédio durante a nossa gestão. E desabar um prédio como esse, morrer gente, me remeteu às chuvas lá de Caruaru. O meu primeiro movimento, obviamente, foi acionar o Corpo de Bombeiros, a nossa Secretaria de Ação Social, para poder estar junto das pessoas que ocupavam esses corredores. E a gente resolveu criar um núcleo, pois a solução simplesmente não vinha, e os processos vão se sucedendo ano a ano, década a década, sem solução. A gente não acredita em solução que não envolva decisão política. E, em tempo recorde, em junho deste ano, a gente conseguiu assinar um acordo”, registrou.
 
O presidente da Caixa, Carlos Vieira, Carlos Vieira falou da simbologia deste momento de reparação aos proprietários de imóveis dos prédios-caixão. "Está sendo feita justiça na forma de uma indenização a todas essas famílias que, de uma certa forma, foram afetadas por esse processo", explicou.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

(81) 9 9610-7516

Visitas: 2677761
Usuários Online: 41
Copyright (c) 2024 - Naza FM