Os professores, técnicos-administrativos e estudantes das instituições federais de Pernambuco realizaram, na tarde deste domingo (05), uma ação para conscientizar a sociedade sobre a greve dos profissionais das Instituições Federais de Ensino Técnico e Superior (Ifes) no Estado. A atividade aconteceu no Marco Zero, no bairro do Recife.
A programação do evento contou com aulas públicas, apresentação do maracatu de baque virado Afojubá, peça teatral, perna de pau e até embarcações com faixas alusivas ao movimento das categorias.
Os professores da UFPE iniciaram a greve desde 22 de abril. Por meio da paralisação, a categoria reivindica o reajuste salarial, a recomposição orçamentária da instituição, a melhoria nas condições de trabalho e reestruturação da carreira de docentes e técnicos-administrativos.
A presidenta da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe), Teresa Lopes, destacou a importância da união da UFPE, UFRPE, IFs, sindicatos e integrantes do movimento estudantil nesse movimento. “A gente unificou a nossa luta, mostrando para a sociedade que não é só uma questão da recomposição salarial, é pela valorização do servidor público e recomposição do orçamento da Universidade Federal. E principalmente, pela melhoria da qualidade e da permanência do estudante no campus hoje, que está extremamente precarizado”, disse.
O ato foi organizado pela Adufepe, além da Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe), os Sindicatos dos Servidores Técnico-Administrativos da UFPE e da UFRPE (Sintufepe) e o Sindicato dos Servidores dos Institutos Federais de Pernambuco (Sindisifpe).