A Secretaria de Defesa Social apresentou, na manhã desta segunda-feira (4), o plano de ação da Operação ÁTIRA, iniciativa nacional voltada para o enfrentamento da violência contra as mulheres. O anúncio aconteceu no auditório da sede da secretaria, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife.
A operação visa a promover ações preventivas, educativas, ostensivas, repressivas e de inteligência, com o objetivo de garantir a segurança e proteção das mulheres em todo o Estado.
Também intensificará diligências, atendimentos às vítimas de violência, cumprimento de mandados judiciais em aberto e outras medidas específicas destinadas a enfrentar a violência de gênero.
Para o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, o principal foco da operação, que será implementada nos 184 municípios ao longo do mês de março, é acelerar as investigações dos casos de violência contra a mulher que ainda estão em aberto, priorizando a conclusão dos inquéritos policiais.
A ação deve cumprir também mandados de prisão que foram expedidos já há algum tempo e que, por alguma razão, a pessoa não foi encontrada, além de agilizar os novos processos.