Pernambuco vai sediar o próximo evento Conexão ODS realizado pelo Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. O estado demonstrou interesse em sediar o evento durante a 28ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), em Dubai, no ano passado.
Nesta quinta-feira (29), representantes do Pacto Global da ONU dialogaram com a governadora Raquel Lyra sobre o evento. O Conexão ODS realiza debates sobre ações sustentáveis em uma agenda para avançar no desenvolvimento econômico sustentável, governança nas empresas e redução das desigualdades sociais.
A sigla ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que são ações com o intuito de proteger o meio ambiente e o clima, além de lutar para o fim da pobreza. O evento reúne líderes de empresas renomadas, profissionais, acadêmicos, ativistas e membros da sociedade civil.
As ações ajudam a atingir a Agenda 2030 das Nações Unidas no Brasil. Entre alguns objetivos estão água potável e saneamento, energia limpa e acessível, fome zero e agricultura sustentável.
“Há janelas de oportunidade para o desenvolvimento dos ODS em Pernambuco, apesar de tantos desafios no Estado. Iniciamos a agenda de desenvolvimento econômico com sustentabilidade desde o início da gestão e nosso objetivo é alcançar essa agenda, que é capaz de mudar a vida dos pernambucanos, combatendo a pobreza, promovendo educação de qualidade e levando água e saneamento. O Pacto Global da ONU pode contar com a parceria do nosso Governo para construir esse evento coletivamente”, ressaltou Raquel Lyra.
“Estamos muito felizes com essa definição de Pernambuco sediar o próximo Conexão ODS e agora é criar um comitê técnico e curador para que a gente possa estruturar o evento. Ele terá toda a energia da localidade para que a gente possa trazer o que importa para a região”, destacou Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.