A última noite da 426ª edição da Festa de Santo Amaro, padroeiro de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, foi encerrada com o show do padre Damião Silva. Centenas de fiéis cantavam a plenos pulmões após a última procissão e missa de encerramento. Com o tema "Coração ardente, pés a caminho", a Festa começou no último dia 6 e terminou na noite desta segunda-feira (15).
"Hoje é um feriado municipal. A população participando em peso, então mexe com toda a economia, com todas as pessoas que fazem parte do nosso município reverenciando o nosso Santo Amaro", afirmou o prefeito. Ele estimou que, pelo menos, 100 mil pessoas estiveram presentes nesses dez dias de celebração, que também trouxe uma extensa programação cultural.
Devoção
Mariana Ferreira, 23, que vai à Festa de Santo Amaro desde criança, destacou que acha a noite de encerramento muito especial. "Vêm pessoas até de outros estados", observou. A dona de casa Ana Cláudia, mora há 49 anos nas proximidades da Paróquia de Santo Amaro e acompanha há décadas a celebração. Ambas também estiveram no show do padre Fábio de Melo, uma das atrações mais aguardadas desta edição. O religioso se apresentou na abertura da Festa, no sábado (6).
O padre Damião Silva afirmou que a festividade de Santo Amaro se renova a cada ano. "A gente pensa que é só repetir as novenas, as procissões, não. Cada ano tem sua particularidade, tem um tema específico, então realmente é de Deus essa realização da festa a cada ano. Ela se renova. Com novas pessoas que chegam, com novos termos que são refletidos, com novas ações que são efetivadas aqui, durante esses dias", explicou.
O padre Fábio Silva avaliou que a Festa recebeu um público maior em 2024. "O que já era grande está crescendo", comemorou. "Apesar do cansaço, apesar de tantas coisas, vale a pena todo o suor derramado exatamente para ver o povo de Deus feliz", afirmou