Conforme a tradição, a governadora Raquel Lyra (PSDB) participou do desfile comemorativo à independência do Brasil, nesta quinta-feira (7), no Recife. Apesar de celebrar a data, a gestora ponderou que o processo de independência do País ainda está pela metade. Ladeada por políticos e militares, a governadora conduziu a vistoria das tropas e desfilou em carro aberto antes da passagem dos pouco mais de 4,5 mil estudantes e militares.
De acordo com o Comando Militar do Nordeste, 3.368 militares estiveram empregados no desfile, sendo 276 militares da Marinha do Brasil, 1.840 do Exército Brasileiro, 312 da Aeronáutica, além de 769 da Polícia Militar de Pernambuco e 171 do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.
“A independência nossa ainda está pela metade. Enquanto a gente tiver pessoas passando fome, sem acesso à água e mulheres que não têm condições de colocarem seus filhos na escola, a gente ainda tem um trabalho imenso pela frente para garantir a verdadeira democracia, a verdadeira independência do nosso País. Este dia de hoje é de celebração de alegria, dia de reflexão”, disse a governadora.
O desfile foi aberto pelo Destacamento das Escolas, que esse ano reuniu 1.300 estudantes da rede pública de ensino da Prefeitura do Recife e do Estado, além de Entidades, que este ano reunirá centros técnicos e organizações de diferentes segmentos da sociedade.
Em seguida, o comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), General de Brigada Medeiros, realizou a apresentação do Grupamento de Desfile à Governadora do Estado de Pernambuco.
Quando encerrada a passagem dos grupamentos a pé, foi iniciado o desfile motorizado, com viaturas militares e automóveis civis, e de conjuntos a cavalo, do Regimento de Polícia Montada Dias Cardoso.
Quem acompanhou tudo de perto foi Felicidade Maria do Nascimento, que aos 81 anos, veio da Paraíba só para ver o sobrinho desfilando no Recife.
“Ele desfila pelo colégio da Polícia Militar, tem 18 anos. É a terceira vez que ele desfila. Cheguei cedo aqui, mas vim ontem da Paraíba para poder assistir hoje, graças a Deus”, disse ela.