O terremoto que atingiu Marrocos nesta sexta-feira deixou 296 mortos, segundo um balanço oficial provisório, divulgado pelo Ministério do Interior do país. Um forte tremor de magnitude 6,8 atingiu Marrocos a sudoeste de Marrakech, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), causando pânico entre os residentes que correram para fora dos edifícios.
“De acordo com um balanço provisório, este terremoto provocou a morte de 296 pessoas nas províncias e municípios de Al Hauz, Marraquexe, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant”, afirmou o ministério em comunicado. Outras 153 pessoas ficaram feridas e estão hospitalizadas, segundo a mesma fonte.
O terremoto ocorreu 71 quilômetros a sudoeste de Marrakech, a uma profundidade de 18,5 quilômetros, às 23h11 no horário local (19h11 do horário de Brasília).
O sistema PAGER do USGS, que fornece avaliações preliminares sobre o impacto de terremotos, emitiu um alerta laranja para perdas econômicas, estimando que danos significativos são prováveis, bem como um alerta amarelo para possíveis vítimas mortais relacionadas ao terremoto.
"A população nesta região vive em estruturas altamente vulneráveis a abalos sísmicos", afirmou o USGS.
O Centro Sismológico Euromediterrâneo (CSEM), uma organização científica especializada na atividade sísmica da região mediterrânea, estimou a magnitude do terremoto em 6,9.