O Tribunal de Justiça de Pernambuco realiza, nesta quarta (28), uma audiência de instrução processual e julgamento no caso da morte do juiz Paulo Torres Pereira da Silva.
O magistrado, de 69 anos, foi assassinado durante uma tentativa de assalto, perto de casa, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, em outubro do ano passado.
Quatro homens foram presos e um adolescente de 17 anos, apreendido.
Eles foram enquadrados no crime de tentativa de latrocínio.
Logo após o assassinato, a Justiça entendeu que houve uma tentativa de roubo seguida de morte.
Por meio de nota, o TJPE disse que a sessão tem previsão para começar às 8h30 desta quarta, na 1ª Vara Criminal da Comarca de Jaboatão dos Guararapes.
Os acusados na ação são: Marcos Vinícius Santana da Silva, Kauã Vinícius Alves da Rocha, Yuri Romenique Alves da Silva, Alcides da Silva Medeiros Júnior e Esdras Ferreira de Lima.
Estão previstas, nesta audiência de instrução e julgamento, a oitiva das testemunhas arroladas pelo Ministério Público na denúncia, totalizando sete testemunhas.
Também devem ser ouvidas testemunhas de defesa, totalizando três pessoas.
O TJPE disse que, se houver a conclusão da oitiva de todas as
testemunhas, em tempo hábil, serão realizados, na mesma audiência, os interrogatórios dos acusados.
A audiência será presidida pela titular da 1ª Vara Criminal de Jaboatão dos Guararapes, juíza Roberta Barcala Baptista Coutinho.
Entenda o caso
O assassinato aconteceu no dia 19 de outubro. O magistrado morreu após ser atingido por um tiro disparado por um dos suspeitos.
O crime aconteceu na Rua Maria Digna Gameira, no bairro de Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).
O local fica a 300 metros onde o magistrado morava com a esposa e filhos.
Ele foi assassinato durante uma tentativa de assalto. Ainda de acordo com a polícia, a vítima levou um tiro na nuca,
Logo depois, a polícia indiciou três homens por tentativa de latrocínio, que é roubo seguido de morte.
No dia 26 de outubro, o quarto suspeito, um adolescente foi apte, de 17 anos, foi apreendido pela polícia.
Por meio de nota, a corporação disse que deu cumprimento à ordem judicial de internação provisória, por ato análogo a latrocínio. O nome dele não foi divulgado pela polícia.
A medida foi expedida pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Jaboatão dos Guararapes, em desfavor de um adolescente de 17 anos, em razão da participação no crime que vitimou o magistrado Paulo Torres Pereira da Silva.
Já no dia 7 de novembro, a polícia informou que havia prendido o quinto suspeito de envolvimento no crime. A prisão ocorreu após o cumprimento de mandado de prisão preventiva em desfavor do suspeito, que não teve nome e idade revelados.
Imagens
Um vídeo enviado à reportagem do Diario de Pernambuco mostra imagens que foram gravadas pelo circuito de videomonitoramento de um prédio perto do local do crime, ocorrido na Rua Maria Digna Gameira, no bairro de Candeias, a 300 metros da casa do juiz.
Às 19h28, é possível ver o veículo modelo Ônix, de cor vermelha, da marca Chevrolet, no qual estavam os criminosos, interceptando o carro que o juiz dirigia, modelo WR-V, da marca Honda. Em seguida, dois suspeitos do crime descem.
Pouco depois, às 19h29, o carro onde estavam os criminosos dá ré e, em seguida, o veículo em que o magistrado estava acelera e colide com um muro.
Neste momento, o juiz já tinha sido atingido por um tiro na nuca. Ele morreu na hora.
Exatamente às 19h30m05s os dois homens voltam ao carro onde estavam e fogem.