(81)99610-7516

NO AR

Naza FM

nazafm.com.br

Esporte

Sport, Náutico e Santa Cruz fecham acordo com MPPE para controlar acesso de torcedores aos estádios e repassar dados de organizadas

Publicada em 25/10/24 às 08:47h - 14 visualizações

por Diario de Pernambuco


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: DP)
Representantes dos três principais  clubes de futebol do Estado fecharam um acordo com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para fazer o cadastro de acesso dos torcedores aos estádios. 
 
Estão previstos identificação facial, controle de imagens dos eventos e repasse de dados de todas as torcidas organizadas.
 
O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado, na quarta (23), pelos  dirigentes do Santa Cruz Futebol Clube, Sport Club do Recife e Clube Náutico Capibaribe com a Promotoria de Justiça Especializada do Torcedor da Capital e o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (NUDTOR).
 
A medida planeja reduzir o índice de violência nos estádios, principalmente, durante os clássicos do futebol pernambucano. 
 
Como será 

No TAC, os três clubes se comprometem a repassar, no prazo de 60 dias, todos os dados sobre as suas torcidas organizadas. 
 
Até o início das semifinais do Campeonato Pernambucano 2025, Sport, Náutico e Santa  realizarão, experimentalmente, o cadastro de acesso com identificação facial e controle de imagens dos eventos.
 
De  forma definitiva, vão cumprir  o prazo estipulado no artigo 148 e parágrafo único da Lei Geral do Esporte.
 
O artigo se aplica aos clubes proprietários de estádios com capacidade superior a 20 mil pessoas.
 
Justificativa
 
Para a assinatura do TAC, o MPPE considerou  o item número 5 do Plano de Ação do NUDTOR.
 
O núcleo se utilizará dos meios necessários para cumprir com o cadastramento dos membros das torcidas organizadas, bem como a implantação das catracas com reconhecimento facial, conforme determina a Lei Geral do Esporte. 

No documento, os dirigentes deverão informar ao MPPE, até o dia 10 de cada mês, o andamento das obrigações que foram pactuadas, independente de notificação ou aviso. 

O atraso no cumprimento das obrigações previstas implicará em multa diária de R$ 5 mil. 
 
Os valores pagos serão revertidos para fundos estaduais ou municipais que tenham como escopo a defesa dos direitos difusos e coletivos, conforme o artigo 13 da lei nº 7.347/1985; artigos 4º e 5º, caput, da Resolução CNMP nº 179/2017; e artigos 40, parágrafo 2º, e 41, caput, da Resolução CSMP/MPPE nº 003/2019. 



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

(81) 9 9610-7516

Visitas: 2678243
Usuários Online: 520
Copyright (c) 2024 - Naza FM