O primeiro clássico do Campeonato Pernambucano 2024 foi vencido pelo Sport, que fez 2 a 1 no Santa Cruz no útimo sábado (20) na Arena de Pernambuco. Mas fora de campo o futebol perdeu mais uma vez para a violência das torcidas organizadas, que promoveram brigas e confusões em vários pontos da Região Metropolitana do Recife.
Como resposta, a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) baixou, na noite desta segunda (22), um ato determinando que todos os clássicos até o fim da competição serão disputados com torcida única, no caso, a do time mandante. A medida já vale para o Clássico das Emoções de sábado (27) entre Santa Cruz x Náutico, marcado para o Arruda, que segue interditado.
Da mesma maneira, Náutico x Sport nos Aflitos, pela 9ª rodada, também terá apenas a presença de alvirrubros. O cenário se repete nos clássicos que acontecerem a partir da 2ª fase até as finais. A medida já tinha sido adotada pela FPF no ano passado. A entidada também citou que segue o exemplo de São Paulo, que já utiliza o modelo há seis anos.