(81)99610-7516

NO AR

Naza FM

nazafm.com.br

Educação

Governo de Pernambuco vai fazer \"busca ativa\" para evitar evasão escolar

Publicada em 13/04/24 às 09:39h

por Diario de Pernambuco


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Redes sociais )
Estudantes da rede pública com tendência ao abandono da escola estão na mira do Governo de Pernambuco.

O Decreto número 56.372, publicado no Diário Oficial do Estado, nesta sexta (12), institui a "Busca Ativa Escolar.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, é uma estratégia que define os parâmetros a serem adotados para identificar e acompanhar estudantes que podem decidir pela evasão escolar ou que ou podem ser afastados da vida escolar regular.
 
O decreto aponta alguns parâmetros para essa busca. 
 
Será levada em conta, por exemplo,  a frequência irregular, que  é a "situação em que o estudante matriculado não comparece  forma regular e contínua, apresentando reiteradas faltas".

Outro parâmetro é a evasão escolar, "situação em que o estudante se afasta da escola, sem solicitação de transferência, durante o ano letivo e não retorna no ano seguinte".
 
O decreto fala também em abandono  escolar. Essa é a  "situação  em  que  o  estudante  matriculado  deixa  de  frequentar  a  unidade  educacional  durante  o  ano  letivo, mas retorna no ano seguinte".
Metas
Segundo o decreto,  a Busca Ativa Escolar pretende  "prevenir e enfrentar a evasão e o abandono escolar, de modo a contribuir para a permanência do estudante na escola".

Outro objetivo  é monitorar a frequência dos estudantes, "buscando desvendar as razões das ausências, reinserir o estudante na unidade educacional e evitar a reincidência ao abandono".
 
O governo também aponta a necessidade de  acompanhar  os  resultados  das  avaliações  bimestrais,  considerando  o  baixo  desempenho  como  fator  relevante  para  a  evasão e o abandono escolar.
 
Além disso, o Estado argumenta que é preciso  "fortalecer a integração das unidades educacionais junto aos agentes componentes do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente".

O governo aborda, ainda, a importância de incentivar e apoiar os municípios para adesão e implementação da Busca Ativa Escolar. 
Além disso, está na mira do Estado a ideia de  ampliar o vínculo escola-família e escola-comunidade e "potencializar o desempenho escolar dos estudantes"; 

A norna institui a proposta de identificação   na  comunidade  escolar de  pessoas  que  não  tenham  concluído  a  escolarização  básica,  estimulando-as  ao  ingresso ou à retomada dos estudos na educação de jovens e adultos.
 
Outra meta é assegurar aos sujeitos e estudantes do campo, quilombolas, indígenas, ciganos e ribeirinhos, o direito a uma educação específica ca  e  de  qualidade,  por meio  de  práticas  e  pedagogias  que  possibilitem a  superação  dos  desafios  de  acesso,  permanência  e  sucesso da vida escolar.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete

Nenhum registro encontrado








LIGUE E PARTICIPE

(81) 9 9610-7516

Visitas: 2707435
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2025 - Naza FM