Pernambuco tem quatro unidades de ensino entre as 50 com as maiores notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As informações, que não eram reveladas há três anos, foram obtidas pelos pesquisadores Paulo Vivas, Murilo Vasconcelos e Mateus Prado, da edtech AIO Educação.
"A pesquisa é importante para trazer transparência dos dados públicos sobre a educação no Ensino Médio", afirmou Prado, um dos responsáveis pelo estudo intitulado “Análise da evolução e disparidades nas notas do Enem: uma abordagem de transparência de dados para comparação de escola e perfil socioeconômico dos alunos”.
Na lista, as duas unidades de ensino pernambucanas mais bem colocadas são da rede pública. No 26º lugar nacional e primeiro no ranking estadual está o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com média de 711,10, seguido pela Escola de Aplicação do Recife da Universidade de Pernambuco (UPE), em 30º geral, com 707,35. O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é a escola pública mais bem posicionada (20º lugar).
Melhor unidade de ensino privada
A melhor escola privada de Pernambuco segundo os dados do Inep é o Colégio Cognitivo (Unidade Boa Viagem), no Recife, em 32º, com média de 705,05, e também com outra unidade (Casa Forte) do grupo ocupando a 34ª posição, com 703,97.
Completando o top 15 de Pernambuco estão o Colégio Núcleo - Jaqueira (80º), Colégio Equipe (111º), Colégio Eximius (175º), Colégio Núcleo - Boa Viagem (247º), Colégio Fazer Crescer (331º), Plenus Colégio e Curso (369º), Colégio GGE - Boa Viagem (374º), Colégio GGE (565º), Colégio Santa Maria (623º), Colégio das Damas (657º) e Colégio Motivo - Casa Forte (660º) Todos da rede privada.
PE é o 2º melhor do Nordeste
No recorte regional, o Nordeste está em segundo em proficiência no Enem, atrás apenas do Sudeste. Pernambuco é o segundo estado mais bem colocado, em sexto geral, abaixo apenas do Ceará, em quarto. A liderança na lista é do Rio de Janeiro.
A primeira colocação geral ficou com o colégio Farias Brito, do Ceará, com média de 776,66. O segundo lugar é do Fibonacci Colégio, de Minas Gerais, com 736,64, seguido pelo Colégio Alfa Cem Bilíngue, do Rio de Janeiro, em terceiro, com 735,81 - todas privadas.
Fonte: Agência Brasil