O prefeito eleito da Ilha de Itamaracá, Paulo Galvão (PSDB), anunciou a cirandeira Lia de Itamaracá como sua secretária de Turismo, Cultura e Lazer. O comunicado foi feito pelas redes sociais do gestor nesta quarta-feira (20), para marcar o Dia da Consciência Negra.
Lia tem 50 anos de carreira, é uma das principais representantes da música pernambucana e é patrimônio vivo do Estado de Pernambuco desde 1996.
“Neste Dia da Consciência Negra, marco representativo da história e da ancestralidade dos nossos povos, tenho a imensa honra de anunciar Lia de Itamaracá, o maior ícone cultural da nossa terra, como a nova secretária de Turismo e Cultura da nossa gestão”, disse Paulo Galvão em seu anúncio.
Em conversa com a impressa, Paulo afirmou que Lia de Itamaracá representa a Ilha em todos os lugares por onde passa, tendo até o município em seu nome.
Ele contou que seu plano em convidar a cirandeira para seu governo era antigo, desde 2020, quando se candidatou a prefeito da Ilha pela primeira vez. “Por pouco não fui eleito, mas, desde lá, já era meu pensamento fazer esse convite a Lia. Agora, com a oportunidade, fico muito feliz em ter a maior representante de nossa cultura como secretária de turismo”, disse em entrevista.
Na postagem que anuncia a cirandeira, alguns seguidores do prefeito eleito se questionavam se Lia seria apta a assumir o cargo. Sobre isso, Paulo disse que “Lia já faz esse trabalho há anos. Ela é a maior vitrine que temos para a nossa cidade”.
Empolgado com a nomeação, Paulo afirmou que, sob sua gestão, “Itamaracá viverá novos momentos. A partir de janeiro, nós vamos dar uma repaginada na cidade. Estamos trabalhando para a volta da visitação ao Projeto Peixe-Boi, ao Forte Orange. Estaremos prontos para receber o turista de volta”.