Mais ajuda para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul seguiu, nesta quinta (16), do Recife.
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) levou equipamentos para a montagem de um hospital de campanha do Exército Brasileiro.
A aeronave começou a ser preparada por volta das 9h, da Base Aérea do Recife, na Zona Sul.
Até a última atualização desta matéria, não havia previsão para o avião levantar voo.
A aeronave vai pousar na cidade de Canoas, perto de Porto Alegre, de onde os donativos seguirão para locais onde há vítimas das enchentes.
"Temos uma comitiva no Rio Grande do Sul pagando dados sobe as demandas de cada região. A partir dos dados mais atuais, o pessoal vai destinar para quem mais precisa", disse o tenente-coronel Eduardo Arantes.
A estrutura do hospital e profissionais de saúde foram enviados pelo Comando Militar do Nordeste (CMNE), por meio do 14º Batalhão Logístico (14º B Log), e levados por uma aeronave KC-390 Millenium.
Estrutura
O hospital de campanha poderá operar 24 horas por dia, durante 7 dias na semana.
Ela tem capacidade de oferecer serviços de saúde, com atendimento ambulatorial, internações, remoções, exames laboratoriais e de imagem, e tem um módulo destinado a cirurgias de baixa complexidade.
A estrutura flexível e modular possibilita a adequação da configuração de acordo com a necessidade.
No Rio Grande do Sul, ela será montada com oito módulos, com capacidade para até 28 leitos.
Além disso, terá à disposição materiais para montagem de enfermarias e consultórios, posto de comando, alojamento, carro de curativo, carro de emergência, suportes de soro, maca de resgate, monitores multiparâmetros e ventilador mecânico.