O dia 19 de março é bastante conhecido no catolicismo por marcar a celebração do Dia de São José, considerado o pai adotivo de Jesus Cristo e o Patrono Universal da Igreja, de acordo com a religião.
Paralelamente à data cristã, 19 de março também é marcado pelo plantio de milho, especialmente na região Nordeste. O produto é colhido no perído de São joão.
Esposo da Santíssima Virgem Maria, José é um dos santos mais queridos e venerados pelos católicos, tendo recebido diversos títulos como "O Justo", "O Último dos Patriarcas", "Operário", "Artesão", "Carpinteiro" e "Patrono da boa morte".
Plantio de milho
Na agricultura, o Dia de São José também é conhecido culturalmente por ser o dia de plantio de milho. Uma das razões para a realização da ação nessa data ocorre porque a leguminosa demora de 80 a 100 dias para ser colhida após a germinação, período próximo ao das festas juninas.
Apesar de ter milho como principal leguminosa a ser plantada, o feijão e a macaxeira também costumam ter seu plantio realizado no Dia de São José. Porém, no caso da macaxeira, o período da colheita é maior, sendo apenas a partir do oitavo mês de produção.
A atividade, portanto, se tornou uma tradição para os agricultores, que utilizam a chuva - ou ausência dela - como um indicativo para saber se será um bom ano para a agricultura.