A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou, nesta sexta-feira (29), a adesão de 20 órgãos e entidades ao Concurso Nacional Unificado. Ao todo, serão ofertadas 6.590 vagas no serviço público federal.
O Concurso Unificado consiste em um modelo de realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
Segundo o governo federal, o objetivo do Concurso Unificado é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
Cronograma do Concurso Unificado
A publicação do edital do Concurso Unificado está prevista para até o dia 20 de dezembro. As provas devem ser realizadas até março de 2024.