No último sábado (19), a Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados, Zona Oeste do Recife foi alvo de violência e vandalismo, os episódios foram no intervalo de duas horas, onde um homem pilotava uma moto quando invadiu a recepção, quebrando e atravessando uma porta de vidro do local. Duas horas, uma paciente joga tijolo na direção dos vigilantes e quebra uma das portas, ninguém ficou ferido.
Vandalismo
O primeiro caso ocorreu por volta das 6h, um homem de 24 anos invadiu a recepção pilotando uma motocicleta, ele quebrou a porta esquerda do Serviço de Pronto Atendimento da policlínica. O homem alegava estar sendo perseguido e que corria o risco de ser assassinado, por isso invadiu o local em busca de ajuda.
"Bastante alterado, demonstrando sinais de uso de substâncias entorpecentes e alegando que alguém queria matá-lo, [o motociclista] foi atendido pelos médicos plantonistas. Apesar de agitado, não estava agressivo, mas apenas buscando abrigo, chegando a segurar no braço de uma funcionária da limpeza pedindo ajuda para se esconder", disse em nota a Prefeitura do Recife.
Segundo a Polícia Civil, o homem foi preso em flagrante, levado à Central de Plantões da Capital, em Campo Grande, onde foi autuado por dano e depredação e encaminhado para audiência de custódia. O motociclista não teve seu nome divulgado.
Violência
Duas horas depois, uma mulher que chegou à policlínica desacordada, após ser socorrida pelo irmão, no local foi informado que ela havia sofrido agressão física pelo companheiro, alegou a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau).
Segundo a Sesau, a mulher foi atendida, sendo colocada em acesso venoso no braço para receber medicação. Pouco depois ela despertou em possível estado de surto, agredindo física e verbalmente os profissionais. Em seguida, a própria paciente retirou o acesso, levantou-se e, ainda agitada e alegando ser usuária de drogas.
Durante o surto a mulher arremessou um tijolo na direção da equipe de vigilantes da unidade, que estava trabalhando na contenção e na tentativa de acalmá-la. O tijolo quebrou a outra porta, desta vez a porta da direita do Serviço de Pronto Atendimento da policlínica.A Polícia Militar foi acionada, mas, antes de sua chegada, a paciente já não estava mais no local.
Em nota a Sesau informou, "ninguém na unidade ficou ferido e danos foram apenas materiais", e que estava providenciando o conserto da porta. O local, teve o atendimento efetuado normalmente e policiais foram acionados para apuração dos fatos.