Nazaré da Mata fortalece ações sociais com projetos inovadores e foco na humanização

A frente da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos de Nazaré da Mata está Aninha Araújo, administradora de formação e atuante há mais de duas décadas em projetos sociais. Com trajetória marcada pela oferta de cursos profissionalizantes e iniciativas voltadas para famílias em situação de vulnerabilidade, ela também exerceu três mandatos como vereadora antes de assumir a pasta em 2025, a convite da prefeita Aninha da Ferbom.

Segundo a secretária, a experiência política e profissional tem sido fundamental para conduzir as ações sociais do município. “A assistência social exige humanidade, humildade e atenção. A soma da vivência legislativa com a capacitação técnica permite construir políticas mais eficazes e humanizadas”, afirmou.

Entre os avanços, Aninha destaca a ampliação do acesso aos serviços básicos e especiais, a transferência do CRAS Tamataupe para o bairro Sertãozinho garantindo melhor atendimento territorial e a implementação de práticas pioneiras, como o pilates solo no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para idosos, reconhecido nacionalmente.

Outro marco da gestão é a implantação da primeira Cozinha Comunitária, inaugurada em abril deste ano, que distribui 200 refeições diárias gratuitamente. Ainda em setembro, o município inaugura a segunda unidade, em parceria com o Governo do Estado. “A Cozinha Comunitária promove segurança alimentar e incentiva hábitos saudáveis, assegurando o direito humano à alimentação adequada para famílias em vulnerabilidade”, reforça.

Para a secretária, os projetos atuais são apenas o começo. “Estamos no início da reconstrução da nossa cidade. A humanização é o norte do trabalho da prefeita Aninha da Ferbom e também sempre foi a base da minha trajetória”, concluiu.

Posts Similares