Galo da Madrugada homenageia Dom Helder Câmara e Nise da Silveira no Carnaval 2026
Dom Helder Câmara, o Dom da Paz, mais conhecido por sua estreita atuação ao lado do povo, de suas lutas e também paixões será homenageado na edição de 2026 do Galo da Madrugada, que reinará na cidade entre os dias 11 e 18 de fevereiro.
Considerado alma basilar da Teologia da Libertação, Dom Helder foi indicado quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz e sua atuação junto à população em situação de vulnerabilidade se tornou marca notória de sua trajetória sacerdotal, na qual comungava com o Recife, seus povos e suas gentes, enxergando, também no Carnaval, um ato de fé e esperança e, não raro, os blocos vinham pedir suas bênçãos a ele às portas da Igreja das Fronteiras, local de sua residência até sua morte, em 1985, nas prévias carnavalescas.
Em 2026, seu legado de paz e fraternidade será homenageado pela alegoria gigante, cujo peso é de 8 toneladas em seus 32 metros de altura.
Como já virou tradição na obra de Leopoldo Nóbrega, o designer, multiartista e arteterapeuta que assina a escultura ao lado de Germana Xavier, Produtora, Arquiteta e Designer, desde 2019, chegando ao patamar de 100% da escultura ser elaborada a partir de materiais descartados e recicláveis, em uma clara mensagem de sustentabilidade e compromisso global promovendo educação ambiental.
Assim, CDs, VDs, tampas de garrafa, plásticos, redes de pesca, conchas do mar, lonas, restos de cortinas, garrafas PET são alguns dos materiais que irão compor a roupa de gala do galo, cujas cores em 2026 exaltam o Brasil. O verde, amarelo, azul e branco irão se manifestar na alegoria inteira.


